segunda-feira, 16 de abril de 2012

Freud, Jung, Lacan - qual deles você prefere?

Muitos não sabem ou fingem esquecer, mas para os estudantes de psicologia e interessados, o fundador de tudo isso a que chamamos Psicanálise e que deu origem à Psicoterapia foi Sigmund Freud. Sua escola, seus estudos, acompanhados pelo seu colega de trabalho, que mais tarde fundaria uma outra linha, aperfeiçoando os métodos até então desenvolvidos por Freud, era Carl Jung, psiquiatra e psicanalista suíço, fundador da escola analítica da psicologia.

Acredito que o Jung estava certo quando disse "Só aquilo que somos realmente tem o verdadeiro poder de curar-nos". Imagina se o Jung disse isso, não é qualquer um que pode contrariar...

E, uma frase para quem precisa se auto-observar, conhecer ou se conscientizar, é interessante que reflita nesta frase: "Quem olha para fora, sonha e quem olha para dentro, acorda." Também de autoria do Jung.

Na minha modesta opinião, se auto conhecer é essencial e, para isso, a psicanálise, apesar de levar anos, é excelente. Porém, nós temos o hábito ou a mania de querer as coisas rápido e o dia-a-dia também pode nos levar a esse costume. Estudei muito diferentes linhas, mas sempre percebi que a base toda está nos livros dos principais psicanalistas. Os mais renomados. Ainda assim, gostando muito do behaviorismo e de seus desdobramentos, do psicodrama, da gestalt, acho que a psicanálise trata muito mais a fundo, recalques e problemas que estão no nosso inconsciente.

Agora, vou parando por aqui com esse papo de psicologia, deixando o resto para os profissionais e ressaltar que respeito todas as linhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário