quinta-feira, 24 de novembro de 2011

10 horas: Para quê conhecer Toquinho?


Estudei numa escola onde disciplina era base de tudo. Até hoje meu relógio biológico se assusta quando bate as 10 da matina. Dos 4 aos 10 anos: 8 horas estar, pontualmente, na escola. Educação Física, no mínimo, 2 x / semana. Não era o exército, mas era similar. ;-) Quase tudo sempre às 10 horas.
Toda semana, pelo menos, 1 x às 10 hs: “alarme de incêndio”. Toca a sirene do colégio. Pânico geral. Sério, pânico na pirralhada!!! Todo mundo corria desesperado...
Todos os alunos em fila, hora de hastear a bandeira e cantar o Hino Nacional. A professora sai olhando se está tudo em ordem, todos em seus lugares, o tempo corre contra nós e precisamos estar prontos e a postos. Mão direita no peito, postura ereta, mão esquerda estendida ao lado do corpo. Todos em coro.
É um orgulho saber a letra inteira do Hino. Mas, não é moleza não, hein?

Aprendemos também “Aquarela”, do Toquinho, nas aulas teóricas. E, ainda, tínhamos que pintar igualzinho à música. Se lembro!? Lembro sim! Lembro de tudo! Nossa!!!

Achando pouco o reportório musical... 

Certo dia, a professora nos chega com “O Caderno”. Perguntei ao meu pai “Pra quê aprender essa música? É muito grande, não vou conseguir.”. Ele disse: “Um dia você vai saber e veio ensinar-me como cantava e o quê significavam aquelas palavras”. ??????????? (sim, mas... ainda assim não entendi o real significado)

Aos 11 anos, “Mãe, preciso do meu primeiro diário”. “MÃE, preciso urgente!!!!!!!!!!!!!!” :-)

É onde estariam meus segredos. 

Agora entendi.


“sou eu que vou ser seu colega, seus problemas ajudar a resolver... quando surgirem seus primeiros raios de mulher... só peço a você um favor, se puder, não me esqueça num canto qualquer” (O Caderno, letra de Toquinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário