terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Protetor solar: e agora?


Numa caçada aos produtos, fui fazer um balanço entre os protetores que os médicos indicam e, dentre os que já usei, aqueles que mais vi um bom resultado, aliando, claro, custo x benefício.
Assim como a pele de algumas pessoas que conheço, os produtos indicados para mim são para peles oleosa ou mista (a famosa zona “T”, oleosa na testa, queixo e nariz). Muitas marcas são estrangeiras, outras fabricadas no Brasil. 

Chegando ao estabelecimento, estava em busca de uma das 2 marcas: L´oreal ou Coppertone. O Coppertone, apesar de pouco difundido na mídia, é uma das marcas excelentes em testes já realizados*, além de ter um preço popular. A L´Oreal, sem comentários, de todas as marcas em testes realizados, é a que mais se adequa à pele dos brasileiros, claro, somando todos os fatores (duração do efeito, custo – situando-se numa faixa mediana, qualidade, dentre outros). Outra coisa que devemos levar em consideração, na hora da escolha, é a necessidade de reaplicação do produto. Alguns podem exigir aplicação diversas vezes durante a exposição solar ou durante o dia, outros a necessidade é menor, isso também vai pesar na hora da escolha...

Voltando ao estabelecimento, no final das contas, não tinha uma marca, nem a outra e me sugeriram levar um tal de “Dermaglós”. “Meu Deus, será que isso presta?” As promessas do vendedor são ótimas: ‘o produto é novo no mercado, tem tido bons resultados, etc’. Sim, mas o seguinte “estou procurando algo indicado para peles oleosas”. ‘É indicado, sim. Olha, inclusive é em spray, o pessoal usa bastante’. O preço? adorei!! Agora vamos às informações: o produto não é bom para aplicação na pele do rosto, pois é bastante gorduroso. É indicado sim, mas para proteção da região corporal; pode usar sem restrição, lembrando que há necessidade de reaplicação pelo menos 2x ao dia.
Para finalizar, é sempre bom ficarmos atentos a como nosso organismo reage ao produto. Cada organismo é único e nem sempre o que se adaptar a uma determinada pessoa vai ser indicado para outra, por isso a importância de consultar um médico (dermatologista) e nada de sair comprando protetor solar e, menos ainda, bronzeador vendidos em saquinhos de beira de praia. Saúde é coisa séria. Câncer de pele também. 

*segundo pesquisas realizadas pela revista Proteste

Nenhum comentário:

Postar um comentário